A dor da sinusite incomoda bastante. Ela atinge a parte superior do nariz, acima das sobrancelhas e, em muitos casos, a face. Os dias frios de inverno agravam o problema. Mas, mesmo no calor, as crises podem ocorrem. E, para a maioria, os famosos analgésicos não resolvem nada. Além disso, são químicos e cheios de efeitos colaterais, como insistimos em destacar.

Ou seja, os medicamentos industrializados podem até resolver o problema, mas provocarão outros. Vamos apresentar um tratamento totalmente natural e eficiente. Seus resultados aparecem rapidamente. Este tratamento é bem simples. E é utilizado há séculos pelos indianos.

Além de combater a sinusite, ele:

  1. trata rinite;

  2. combate alergias;

  3. elimina a mucosidade;

  4. alivia dores de cabeça;

  5. melhora a respiração;

  6. Ajuda a reduzir o ronco.

Para fazer este tratamento, você vai precisar de um aparelho chamado “lota nasal”. Em grandes cidades, ele é fácil de ser encontrado, até em farmácias. Mas, se você não encontrar, compre-o na internet. Se buscar no Google “lota nasal”, você achará facilmente. O processo é bem simples. Veja o vídeo e depois anote a nossa explicação:


Aqui está todo o passo a passo:

  1. Aqueça 500 ml de água filtrada ou mineral até ficar levemente morna, mais para morna do que para fria (veja no vídeo como saber o ponto ideal);

  2. Separe 1 colher (chá) de sal;

  3. Coloque a água morna no lota até encher, adicione o sal e mexa;

  4. Introduza o bico do aparelho numa das narinas de modo que se encaixe perfeitamente, incline a cabeça para frente e para o lado, deixando a boca entreaberta e respire pela boca devagar;

  5. Vá inclinando o lota para que a água entre pela narina e espere que ela saia do outro lado;

  6. Use todo o conteúdo e, quando retirar, assoe as narinas devagar e sem tampar;

  7. Repita o procedimento na outra narina;

  8. Em seguida, assoe o nariz vigorosamente várias vezes sem tampar as narinas juntos – assoe um lado de cada vez;

  9. Como evitar os erros mais comuns: Se estiver na pia do banheiro, não olhe no espelho – olhe para seu cotovelo que deve estar elevado. Não incline demais a cabeça para o lado, a água pode escorrer para a garganta; não tem problema nenhum, mas não é adequado. Não abra demais a boca para respirar; relaxe e deixe a boca apenas entreaberta. Assoe as narinas sem tampá-las; lembre-se: a água se infiltra pelos capilares e tampar as narinas pode ocasionar uma pressão no tímpano.

Importante: devido ao sal, hipertensos não podem fazer este tratamento.