Gata

Gata

quinta-feira, 16 de julho de 2015

Cinco Curiosidades O que o planeta-anão pode nos ensinar?

CINCO CURIOSIDADES SOBRE PLUTÃO!

O que o planeta-anão pode nos ensinar?
Na terça-feira (14), a Nasa comemorou um momento histórico para a exploração espacial! A sonda New Horizons (Novos Horizontes) chegou ao ponto mais próximo de Plutão depois de mais de nove anos de viagem. 
Agora, temos uma ideia da aparência e de mais algumas características de Plutão. Confira abaixo algumas curiosidades do planeta-anão \o/
VOCABULÁRIO: O que é uma sonda espacial?
Se você está confuso com o termo “sonda espacial” e até agora não entendeu como algo assim pode ter chegado tão perto de Plutão, a Recreio explica. É bem simples! A New Horizons é uma nave espacial sem tripulantes, projetada para ter uma função muito importante: explorar planetas, satélites, asteroides ou cometas.
Curiosidade 1: Plutão é meio marrom!
Se você achava que Plutão era azul como a Terra ou vermelho como Marte, está redondamente enganado. As imagens da sonda New Horizons confirmam: Plutão é meio marrom e meio alaranjado. Essas cores apagadas são o resultado de reações químicas do metano presente na sua superfície.
VOCABULÁRIO: O que é metano?
O metano em Plutão também foi uma descoberta da sonda New Horizons. Segundo alguns registros do começo do mês, o metano está em seu estado sólido. O composto é um gás incolor que foi deixado em Plutão pela nuvem molecular primordial. Sabe o que é isso? A nuvem formou o nosso Sistema Solar!
Curiosidade 2: É um coração?
Muito se tem discutido sobre o que se vê em Plutão. É a forma de um coração na superfície do planeta? Você consegue observar que a sua superfície tem uma ampla área escura próxima á linha do Equador de Plutão, conhecida como “a baleia”. Pois é, a área clara logo abaixo tem o formato de coração com cerca de 2.000 km! Inacreditável!
Curiosidade 3: Plutão vai ajudar e muito!
Os cientistas estão muito felizes com todas as novidades sobre Plutão, e eles estão acreditando que o planeta-anão possa ser a resposta para todas as perguntas. Sim, pelo visto, Plutão é considerado uma espécie de fóssil que vai ajudar a entender a origem da Terra e como o universo foi formado. É muita responsabilidade, não é mesmo? 
Curiosidade 4: A sonda demorou nove anos
A New Horizons demorou nove anos para conseguir uma aproximação bacana de Plutão, mas você sabe o motivo? A sonda partiu no dia 19 de janeiro de 2006, em uma época em que Plutão ainda era considerado planeta. Ela teria que percorrer cinco bilhões de quilômetros, o equivalente a 120 mil voltas na Terra. É muita coisa! E, ainda assim, a sua aproximação com Plutão foi de 12 mil quilômetros de distância.
Curiosidade 5 e clássica: Por que Plutão não é mais planeta?
Em agosto de 2006, a União Astrônomica Internacional determinou qual era a definição de um planeta: girar ao redor do Sol, possuir forma arredondada e ser dono da própria órbita. Plutão, ó pobre Plutão, ele já tinha compartilhado sua órbita com outros corpos menores, e por isso não é mais planeta. Tadinho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário