Que cheiro ruim!
A flor-monstro tem uma técnica bem diferente para atrair sua comida: ela exala um fedor insuportável.
A Rafflesia arnoldii, ou flor-monstro, é a maior flor do mundo, podendo medir até 1 metro de diâmetro e pesar mais de 11 quilos. Quase sem folhas, ela tem formato circular, com cinco pétalas. A cor varia do rosado ao vermelho vivo, salpicada de manchas brancas.
ONDE VIVE
A flor-monstro foi descoberta pelos ingleses Stamford Raffles e Joseph Arnold, em 1818. Ela cresce nas selvas das ilhas de Sumatra e Bornéu, na Indonésia, e também na Malásia, na Tailândia e nas Filipinas. Costuma ficar presa ao caule ou à raiz das árvores.
PLANTA CARNÍVORA
Ela adora comer moscas, besouros e outros insetos. Para atrair a presa, as gigantescas pétalas soltam um líquido pegajoso e malcheiroso que prende os bichos. O aroma é tão pestilento que muitos dizem que o cheiro é parecido com o de carniça. Eca!
VIDA CURTA
Esta planta pode demorar até dez meses para florir e, às vezes, fica aberta apenas algumas horas. E, se você pensa em ter uma destas no seu jardim, pode ir desanimando. Apesar de várias tentativas, até hoje ninguém conseguiu cultivar com sucesso uma Rafflesia fora de seu ambiente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário