Gata

Gata

terça-feira, 12 de abril de 2016

CONHEÇA OS SATÉLITES RECORDISTAS DO SISTEMA SOLAR Não perca!

Curiosidades

CONHEÇA OS SATÉLITES RECORDISTAS DO SISTEMA SOLAR

Não perca!

Quase planeta

A maior lua conhecida no Sistema Solar é Ganimedes e gira em torno de Júpiter. Ela foi descoberto por Simon Marius e Galileu Galilei, em 1610. Ele é a sétima lua de Júpiter, com 5.262 quilômetros de diâmetro, e ganha em tamanho até do planeta  Mercúrio. As temperaturas por lá são geladíssimas, entre 180 e 110 graus Celsius negativos. Isso porque Júpiter e suas luas recebem pouca luz do Sol, além de não terem atmosfera para capturar o calor.

Os astrônomos acreditam que o núcleo de Ganimedes ocupe metade de seu diâmetro e seja rochoso. Já a superfície, é feita de uma crosta de rocha e gelo, onde há montanhas, vales e crateras antigas. 
Dupla minúscula
Ainda sem um nome específico, os pedregulhos S/2003 J9 e S/2003 J12 já ganharam o título de menores satélites do Sistema Solar, com cerca de 1 quilômetro de diâmetro cada um. As siglas mostram que a descoberta das luas aconteceu em 2003, que elas giram em torno de Júpiter (letra J) e que foram o nono e o décimo segundo satélites encontrados neste ano.
Entre as menores luas do nosso sistema que já foram nomeadas, há várias com 2 quilômetros de diâmetro, como Euporia e Ortósia, também satélites de Júpiter.
VOCÊ SABIA QUE...
- Júpiter é o planeta do Sistema Solar que tem mais luas? São 63 satélites girando em torno dele.
- A lua que orbita a Terra é a quinta maior do Sistema Solar? Ela tem 3.476 quilômetros de diâmetro e só perde para Ganimedes, Titã, Calisto e Io. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário