Curiosidades
Descubra!
1) Era uma vez...
Tudo começa com uma boa idéia, que é o argumento. São coisas que podem parecem absurdas, como monstros que têm medo de crianças ou um grilo protetor da natureza. A partir dessa idéia, um grupo de pessoas escreve o roteiro, que tem a descrição completa da história, dos personagens, dos diálogos, das cenas e dos cenários.
2) Versão HQ
Os desenhistas usam o roteiro para criar uma história em quadrinhos — storyboard, em inglês. Os desenhos são simples e servem para dar uma idéia geral da história e da ordem das cenas. Já há diálogos e os dubladores já podem gravar as vozes dos personagens.
3) Fazendo arte
Artistas fazem no papel os desenhos de personagens, cenários e objetos. Mesmo nas animações em 3D os desenhos são feitos primeiro desse jeito. As imagens servem como referência para a fase seguinte, quando tudo ganha volume e profundidade.
4) Massinha virtual
Os personagens, objetos e cenários são desenhados com programas de computador e parecem modelados em massinha, pois podem ser vistos de vários ângulos. Essa etapa é a modelagem.
5) De cara amassada
De repente, é como se um caminhão com rolo passasse por cima de tudo: começa a planificação. Outro programa deixa as figuras planas e elas ganham cores, texturas, pêlos e pintas. Em seguida, os personagens ganham esqueletos que definem os pontos de equilíbrio de seu corpo e os locais onde terão movimento.
6) De olho em tudo
No planejamento a história em quadrinhos é desmontada. De cada quadro surgem vários outros, com desenhos cheios de detalhes e seqüências de movimentos. Nessa hora também que são desenhadas as expressões, como alegria, susto e medo.
7) Mexam-se!
O animadores lêem a história, ouvem a dublagem e imaginam o jeito de cada personagem — uns são engraçados, outros metem medo, e assim por diante. Aí, no computador ele ganham vida: podem dançar, sorrir e muito mais.
8) Juntando tudo
Uma turma de desenhistas ajusta os efeitos de luzes, cores e sombra dos ambientes. Em seguida, os personagens são colocados em seus cenários, como se fosse uma colagem. Essa etapa chama renderização, palavra que vem do inglês “render” (colocar todas as superfícies, camadas).
9) Toque final
Na pós-produção, as imagens recebem os últimos retoques e entram nas cenas os efeitos especiais, como explosões, fumaça, areia e chuva, por exemplo. Tudo é feito em computadores também.
10) Aumente o som!
Uma turma se junta para colocar as cenas na seqüência certa, para que a gente entenda a história. Só depois são acrescentadas as músicas e barulhos do filme. Com o filme pronto, é feita a finalização: as cenas são gravadas em película, que é o material que roda no projetos para que o filme seja exibido nas salas de cinema. Agora só falta estourar a pipoca!
Nenhum comentário:
Postar um comentário