Gata

Gata

quinta-feira, 9 de junho de 2016

EMA, EMA, EMA!

Zoo

EMA, EMA, EMA!

A maior ave brasileira
Pode acreditar: apesar de ser uma ave, a ema não voa, assim como o seu parente avestruz. Em compensação, ela é capaz de correr a até 60 quilômetros por hora (o mesmo que um carro em velocidade média)!
Para se mover rápido, a ema conta com suas pernas longas e suas asas, que dão equilíbrio e ajudam nas mudanças de direção durante a corrida. 

Supergulosa!
Talvez você já tenha ouvido falar que as emas comem qualquer coisa. E é verdade! Seu cardápio inclui folhas, frutas e insetos. E ela não dispensa pequenas pedras, tampas de garrafa e até fechos de latinhas de refrigerante.
As pedras, quando chegam ao estômago, ajudam a triturar os outros alimentos. Já o resto das porcarias não tem utilidade. O mais provável é que essas aves se sintam atraídas por tudo o que brilha porque estão acostumadas a comer uma espécie de besouro de aparência metálica. A confusão é perigosa: se a ema não conseguir expelir os objetos estranhos que engole, pode até morrer. 

Desde pequena
Na época de ter os filhotes, as fêmeas costumam por entre 10 e 20 ovos. Depois de cerca de 40 dias, quando as pequenas emas nascem, os ovos soltam um cheiro forte para atrair moscas, que servirão de alimento para os filhotes. Assim tem início a vida de gulodice da ave!


Você sabia que...
...essas aves vivem em grupos de cerca de 40 animais?
...os ninhos das emas são usados por várias fêmeas do mesmo grupo, de uma vez só, para botar os ovos? Mas são os machos que chocam os ovos e cuidam dos filhotes. 
...a ema também é conhecida como nandu ou nhandu?

FICHA DO BICHO
Tamanho: até 1,70 metro
Peso: até 34 quilos
Alimentação: folhas, frutas, sementes, insetos e outros pequenos animais, como rãs, lagartos e cobras
Onde vive: campos e cerrados do Brasil à Argentina
Tempo de vida: cerca de 40 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário