Um lagarto diferente
A cor da língua dessa espécie de lagarto nada tem a ver com a última refeição dele: o lagarto da língua azul já nasce assim e assusta qualquer ameaça quando abre a boca!
Mostre a língua!
A língua azul é sensível e percebe a aproximação de predadores – além de espantá-los. Quando se sente ameaçado, o lagarto coloca a língua para fora. Na natureza, cores fortes representam perigo. Assim, os predadores fogem, apesar de o lagarto não ter veneno.
Mais proteção
Outra estratégia desse lagarto para sobreviver é inchar o corpo para parecer maior. Ele ainda emite um som, parecido com um assobio, que assusta outros bichos.
Escondido
Existem sete espécies de lagarto de língua azul, com poucas diferenças entre eles, como tamanho. A cor costuma ficar entre tons de cinza e marrom, além de listras escuras que vão até a cauda – aí, o bicho se camufla entre folhas secas e troncos.
Acelerando o passo
Apesar das pernas curtas, ele é rápido. O truque está em juntar as pernas bem perto do corpo e deslizar em movimentos laterais, como se fosse uma serpente.
Sem amigos
Este lagarto é um bicho solitário. Só se une a animais da mesma espécie na época da reprodução, que ocorre entre os meses de abril e junho.
Força na boca
A mordida dele é potente, capaz de quebrar conchas de caracóis – um dos alimentos desse lagarto.
15 filhotes
Número máximo de filhotes que nascem a cada reprodução
ONDE VIVE: é nativo da Austrália e de Papua-Nova Guiné
COMPRIMENTO: entre 50 e 60 centímetros
ALIMENTAÇÃO: frutas, flores, insetos, ovos de animais pequenos e moluscos
TEMPO DE VIDA: cerca de 20 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário